Re:missões

Data: 16/04/2013 | De: Jose carlos dos santos


PREGAI O EVANGELHO : Anunciar o Evangelho; declarar publicamente; proclamar. O arauto deve fazer um anúncio de uma mensagem oficial e emitir quaisquer exigências que a mensagem vincule. O arauto cristão deve proclamar a mensagem de salvação, através de Jesus Cristo e emitir um apelo ao arrependimento e ao recebimento do perdão dos pecados.




2. Os missionários da Bíblia:

Observamos na Bíblia Sagrada que Missões sempre esteve presente na história, observamos alguns missionários:

a) ENOQUE: Profetizou dizendo, eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos ( Jd 14 );
b) NOÉ: Foi um pregoeiro da justiça ( 2 Pe 2, 5 );
c) MOISÉS: Pregava ao povo de Israel ( Ex 29 );
d) ISAÍAS: Aceitou o chamado de Deus, ele disse: Eis-me aqui, envia-me a mim ( Is 6, 8 );
e) JONAS: Deus disse a ele: Levanta-te, e vai à grande Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse ( Jn 3, 2 )
f) JESUS CRISTO: Ele pregou: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim ( Jo 14, 6 );
g) FILIPE: Ele pregava dizendo, Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José ( Jo 1, 45 );
h) A MULHER SAMARITANA: Ela disse, Porventura não é este o Cristo ? ( Jo 4, 29 );
i) OS DISCÍPULOS: Pedro e os demais iniciaram a obra da Igreja na Terra ( At 2, 37-47 ).



3. O início da Igreja Primitiva.

Para entendermos o real objetivo da Igreja aqui na Terra, vamos observar através da Bíblia Sagrada o início da Igreja Primitiva; seus desejos, métodos e suas ações.
Jesus disse aos discípulos para não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai e que do alto seriam revestidos de poder ( Lc 24,49 e At 1,4 ).
Vejamos o que Jesus disse em At 1,8 : “ Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas TESTEMUNHAS, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até os Confins da Terra ”.


Observe o significado da palavra testemunhas:

TESTEMUNHAS = Dar testemunho sobre; Comprovar; Presenciar; Manifestar; Depor. Se for preciso, até morrer pela causa do Senhor Jesus Cristo ( Martírio ).

E Jesus disse que depois que recebessem o poder, ou seja, o Batismo com o Espírito
Santo, eles seriam as suas testemunhas em todo o mundo, vejamos:

JERUSALÉM = Era a cidade onde estavam ( Ex: Jataizinho, Londrina, Curitiba ).

JUDÉIA = Vamos representar o estado ( Ex: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro ).

SAMARIA = Vamos representar o país ( Ex: Brasil, Chile, Estados Unidos, Israel ).

CONFINS DA TERRA = Todo o mundo ( Todos os países e continentes do planeta Terra ).


Assim nasceu a Igreja Primitiva, o verdadeiro corpo de Cristo, muito diferente desta que estamos vendo hoje em dia, onde pastores materialistas não estão guiando suas ovelhas da maneira correta e onde um fracasso espiritual está percorrendo pelo país e pelo mundo.
Por este motivo que resolvi através da direção do Espírito Santo, escrever este artigo e a minha oração é que Deus transforme vidas e que pessoas sejam tocadas a fazerem missão enquanto é tempo.

A Bíblia diz que os irmãos primitivos estavam reunidos em um mesmo lugar, chamado de cenáculo ( a multidão era de quase 120 pessoas ), era o Dia de Pentecostes, festa tradicional de Israel que reuniu na cidade muitas pessoas do país inteiro para celebrarem à Deus, e enquanto isto os irmãos simples e que ninguém dava-lhes valor estavam em oração esperando a promessa do Senhor e naquele dia todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, cumprindo a promessa feito por Jesus Cristo.

Após o batismo, Pedro é o primeiro que se levanta, o mesmo anteriormente que não teve coragem de orar para sua sogra que estava com febre e aquele que negou o Senhor Jesus por 3 vezes, agora com autoridade ele começa a pregar a Palavra de Deus e quase 3 mil almas aceitam ao Senhor Jesus como o Salvador da suas vidas.

A Igreja nasce e começa a praticar o que Jesus havia ordenado. A Bíblia nos diz que eles oravam, jejuavam, estavam em comunhão e pregavam por todos os lugares (At 2,42-43; At 4,31). Muitos sinais aconteciam ( curas, milagres e libertações ) e logo os convertidos chegaram a quase 5 mil almas. ( At, do cap. 1 à seguir ).






3. O grande missionário Paulo.

Vale a pena citar neste estudo a vida do apóstolo Paulo, um grande homem de Deus que contribui muito para o avanço da Igreja.
Saulo de Tarso, antes de se converter era um perseguidor da Igreja, depois do encontro com Cristo ele se torna Ministro do Evangelho, um grande apóstolo e o maior missionário que a Bíblia nos mostra. Ele cumpriu no seu ministério 3 viagens missionárias por todo o mundo e ainda mais uma partida para Roma; sofreu muitas lutas; foi perseguido; teve aflições; foi preso e teve que passar por um naufrágio. Este homem não desistiu de sua tarefa ( ele tinha a visão missionária ).
No final de seu ministério, ele escreve: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” ( 2 Tm 4,7 ).



4. A Igreja nos Tempos Modernos.

Vamos agora meditar um pouco sobre homens cristãos que pelos tempos modernos da Igreja também aceitaram este desafio de pregar o evangelho e passaram por grandes perseguições realizadas pelos Judeus e Imperadores Romanos, mas que não desistiram de seus objetivos e alcançaram grandes feitos para o Senhor Jesus Cristo.

Não podemos esquecer dos nossos pais, homens valentes e que sabiam qual era a função da Igreja na terra:

a) POLICARPO: O Bispo de Esmirna que foi discípulo do apóstolo João, um homem que foi perseguido pelo Imperador e queimado vivo. No último dia da sua vida foi oferecido a liberdade se ele negasse o nome de Cristo, mas ele responde: “86 anos faz que sirvo a Cristo e Ele nunca me fez mal, como poderia eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?”

b) INÁCIO: O Bispo de Antioquia que foi jogado entre as feras para ser morto. No momento de sua morte, ele disse: “Vinde feras, estraçalhai-me, quebrai-me os ossos, triturai-me, deixai-me apenas que eu me una a Cristo”.

c) JERÔNIMO SAVANAROLA: Um italiano que foi queimado em praça pública, por ordem do papa. Ele pregava os erros da Igreja Católica Romana.

d) MARTINHO LUTERO: O grande Reformador Protestante que criou às 95 teses que diziam, “Cristo requer o arrependimento dos pecados e não a penitência”. Ele evangelizava, profetizava, falava em línguas e interpretava-as, era revestido dos dons do Espírito Santo.

e) JORGE WHITEFIELD: 10 mil penitentes responderam ao apelo feito por este homem, e entregavam suas vidas à Jesus Cristo. Sempre pregava chorando e como que nunca mais os ouvintes tivessem uma outra oportunidade de aceitar ao Senhor Jesus Cristo.

f) JORGE MULER: Leu a Bíblia cerca de 200 vezes ( sendo 100 vezes de joelhos ). As suas metas eram: auxiliar estudos bíblicos e escolas dominicais, espalhar as escrituras e aumentar a obra missionária.

g) D. L. MOODY: O maior pregador do século XIX. Teve em seu ministério um total de 500 mil almas ganhas para Cristo.





5. Vamos aceitar este desafio? Vamos Evangelizar e fazer Missões?


Gostaria de pedir aos amados irmãos que estão estudando este tema, que apenas leiam a Bíblia Sagrada e se possível o livro de Atos dos Apóstolos, onde está recheado de missões e evangelização.

Vamos nos unir e fazer a obra do Senhor Jesus, muitas almas estão morrendo, indo para o inferno e chegará um dia que Ele vai perguntar para Igreja: Quantas almas ganharam para mim ?

Este trabalho tem 3 formas de se realizar: indo para o campo, contribuindo e orando.

a) CAMPO: Não é um trabalho só para os Pastores e Evangelistas, mas qualquer um de nós que tem o chamado de Deus para sair por todos os lados e pregando sua Palavra, seja evangelizando em sua cidade, estado ou país e fazendo missões por todo o mundo.

Assim devemos partir para o campo ( o mundo ) e ir de encontro com as pessoas, levando um único objetivo, ganhar almas para o Senhor Jesus Cristo. Esta obra não gera posição social ou ministerial e nem lucros financeiros, pelo contrário somos perseguidos e humilhados até por parte dos líderes das igrejas e ainda ás vezes temos que investir materialmente nesta obra, mas nosso galardão, prêmio e coroa está no céu com Jesus, onde um dia Ele nos dará.

Novo comentário