definição de heresiologia.

18/06/2011 23:27

 1 HERESIOLOGIA Definições e importância Definições. Importância.Questionário. Bibliografia

 
Slide 2

2 Heresiologia Definições Religião: Vem do Latim “religare” e significa ligar novamente. É o conjunto de princípios e práticas que regem as relações entre o homem e a divindade. Entre as maiores religiões do mundo atual podemos destacar: O Judaísmo, o Islamismo, o Cristianismo, Budismo, Hinduísmo. As religiões podem ser classificadas em: Sapienciais: Religiões que se baseiam na sabedoria humana e na experiência da vida. Proféticas: Religiões que se baseiam em revelações recebidas de Deus, por intermédio de um “profeta”.

 
Slide 3

3 Heresiologia Definições Doutrina: Vem do Latim “doctrina” e significa ensino ou instrução. É o conteúdo de crenças claras, imutáveis e universais que moldam uma religião. Elas podem ser: Divinas: Mateus 7:28. Humanas: Colossenses 2:20-23. Demoníacas: 1 Timóteo 4:1. Dogma: Vem do grego “dokeo” e significa parecer, opinião. É uma interpretação parcial sobre algo que não esta muito claro nas escrituras de cada religião. Heresia: Vem do grego “hairesis”, que significa preferência. É a distorção de uma doutrina.

 
Slide 4

4 Heresiologia Definições Seita: Vem do latim “secta”, que significa partido, facção. Era inicialmente utilizado para diferenciar alguns dogmas dentro de uma mesma religião, e depois passou a ser utilizado para definir aqueles que aderiam há as heresias. Heresiologia: Vem do grego “hairesis” (Heresia) + “Logos” (estudo, conhecimento). É o estudo das seitas e heresias.

 
Slide 5

5 Heresiologia Importância Porque estudar seitas e heresias? Para defesa própria: Devido a investida dos adeptos de algumas seitas contra o Cristianismo. (1Tm. 4:16). Para defesa do próximo: Procurando livrar o próximo menos instruído sobre o engano sutil das heresias. (Tt. 1:9-11). Para revelar a verdade: Para desfazer o engano e oferecer salvação aos hereges. (João 8:32). Como identificar uma heresia? Avaliando a unilateralidade doutrinária: As doutrinas possuem vários aspectos que se complementam e não se contradizem. Avaliando a falta de base: Qualquer ensino ou experiência que seja oferecida a outros devem ter um embasamento doutrinário.

 
Slide 6

6 Heresiologia Importância Avaliando a coerência histórica e cientifica: Qualquer ensino vindo da parte de Deus deve ter um compromisso com a verdade. A história e a ciência podem em algumas situações colaborar com a veracidade dos ensinos. Principais características das seitas. Novas revelações, novas interpretações, outros Messias, liderança autoritária, falsas profecias, doutrinas de seus fundadores, proselitismo religioso. Classificação das seitas. Pseudocristãs: Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo dia, Mormonismo.

 
Slide 7

7 Heresiologia Importância Orientais: Hare Krisna, Seicho-no-iê, Perfeita liberdade. Ocultistas: Espiritismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Nova Era. Secretas: Maçonaria, Demolay, Ordem Rosacruz. Razões para o crescimento das seitas. Ação diabólica no mundo: 2Cor. 4:4. Ação diabólica contra a Igreja e a Palavra de Deus: Mt. 13:25-30. Negligência evangelística da Igreja: Rm. 10:13-15. Hermenêutica deficiente: 2 Pe. 3:16. Pouco conhecimento Bíblico: Os. 4:6. Falta de maturidade espiritual: Ef. 4:14-15.

 
Slide 8

8 Questionário Assinale com "X" as alternativas corretas. 1. É um conjunto de práticas que regem as relações entre o homem e divindade: a) [ ] Seita. b) [ ] Heresia. c) [ ] Religião. d) [ ] Doutrina. 2. A partir do surgimento do Cristianismo, qual dos termos abaixo indicava a distorção do Evangelho pregado pelos apóstolos: a) [ ] Seita. b) [ ] Heresia. c) [ ] Doutrina. 3. É incoerente afirmar que: a) [ ] No NT as principais seitas judaicas eram os Fariseus e Saduceus. b) [ ] As seitas podem ser: Pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas. c) [ ] Maçonaria é uma seita pseudocristã.

 
Slide 9

9 Questionário Marque "C" para Certo e "E" para errado. 7. [ ] Religiões proféticas se baseiam na sabedoria humana e na experiência da vida. 8. [ ] Novas interpretações, exclusivismo e autoritarismo estão entre as principais características de uma seita. 9. [ ] Um bom preparo hermenêutico pode colaborar para o surgimento de novas seitas. 10. [ ] O estudo das seitas e heresias é importante para que possamos nos preparar, defender e até mesmo atacar as mesmas.

 
Slide 10

10 BIBLIOGRAFIA Bíblias de estudo: Pentecostal, Genebra e Aplic. pessoal. Manual do curso básico de teologia do IBADEP. Diversos sites da Internet.