essa matéria é para reflexão e não discusão.

23/05/2011 17:17

 

O Movimento que deixou de ser Pentecostal há muito tempo!

OBS-SOU PETENCOSTAL, MAIS TENHO QUE RELATAR OS FATOS (INFELIZMENTE)

Poucas coisas na vida são melhores que malhar o Judas, contudo nada é mais difícil do que aceitar nossas falhas e reconhecer que elas podem ser piores que as que observamos nos outros.

Malhar as igrejas tradicionais virou moda para os pentecostais desde seu início. Os motivos são desajuizados, como por exemplo, a presunção de se acharem mais avivados e de pertencer a um movimento que cresceu vertiginosamente.

Mas com o passar desses cem anos de movimento pentecostal no país, percebeu-se que este movimento também é falho, e por sinal mais falho ainda, dada as ocorrências de megas escândalos em tão pouco tempo de existência.

E o que é raro nas igrejas tradicionais virou corriqueiro nas igrejas oriundas do movimento pentecostal, como os escândalos e os absurdos erros doutrinários.

Os escândalos (em maior escala) são acontecimentos mais recentes de uns 30 anos pra cá. Mas os erros doutrinários já vêm de tempos atrás, com uma fraca interpretação bíblica e o predomínio do legalismo.

Reconhece-se que a introdução do movimento pentecostal no Brasil foi muito positiva por proporcionar uma revolucionária expansão do evangelho neste país. Mas isso foi bom até meados do século passado quando o objetivo comum do movimento ainda era a salvação, cura, libertação e o derramar do Espírito sobre os seus seguidores. Porque logo os interesses escusos dos líderes sucessores ficaram acima da visão missionária de seus ‘progenitores’ gerando grandes divisões e engajamentos internos na comunidade pentecostal.

Hoje o movimento pentecostal produz uma nota desafinada e uma canção desarmônica por conta das volumosas divisões, em detrimento dos divergentes interesses dos líderes atuais. Interesses esses que estão bem mais acima do que os interesses de Cristo Jesus, que deveria ser o objetivo comum da igreja.

É muito bom malhar o Judas, mas é necessário a gente (“do aleluia e glória, glória!”) se colocar na frente do espelho e passar a enxergar que o movimento pentecostal no Brasil não é mais o mesmo há muito tempo, e que não produz mais o que produzia no início. Pois, embora a questão da interpretação bíblica tenha melhorado nos últimos anos (e ainda há muito que se fazer), por outro lado, se inseriu dentro do movimento muitos modismos que “espiritualizaram o inanimado, tornando a fé quase que um verdadeiro cenário de desenho animado”, que levaram as pessoas ao verdadeiro delírio espiritual afirmando enxergar um suposto “fogo” em galhos e gravetos, a “entregar” um turbilhão de profecias e visões numa única reunião, e também ensinando as pessoas a caírem no chão com tal “unção do cai-cai”, e coisas semelhantes a estas que em nada acrescentaram a fé cristã, pelo contrário, antes deformaram a fé de muitos.

Hoje as reuniões promovem grandes barulhos, remexem o corpo das pessoas, e as fazem lacrimejar lágrimas de vidros, mas não são capazes de movimentar a vida moral e espiritual de ninguém. São movimentos vazios, nuvens que relampejam e trovejam, mas que não respingam uma gota da graça de Deus, verdadeiras “nuvens sem água” como disse Pedro.

Falam de poder, mas não sabem o que é o amor. Pois se conhecessem o amor de Deus, saberiam no mínimo para o que serve a sua Graça e o seu Poder.

Quando penso no Movimento Pentecostal no Brasil de alguns anos atrás tenho boas recordações. Mas para onde foi esse movimento? Pois não é este o que estamos vendo na atualidade.

Muitos cristãos (‘tradicionais’) podem não fazer tanto barulho dentro da igreja como fazem os (pseudos) pentecostais. Mas lá fora (no mundo), por onde passam, ouve-se o barulho de uma vida transformada, santificada e apaixonada por Cristo Jesus.

O Movimento só pode ser legitimado como Pentecostal quando for capaz de acender verdadeiramente uma profunda paixão pelo Evangelho de Jesus Cristo, e o comprometimento com sua expansão.

POR FAVOR VAMOS REVER O QUE É PETENCOSTAL DE VERDADE.

Fernando Magalhães