Estamos vivendo momentos decisivos

06/07/2011 18:19

 ANTES DO ESTUDO VEREMOS PRIMEIRO UM RESUMO DO QUE É IGREJA (ECLESIOLOGIA):

 Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos) pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador. A igreja é aqui na terra o corpo místico de Cristo. Nesta acepção, é chamada igreja invisível, a que tem vida interior espiritual. Cristo é a cabeça desse corpo. Dá-se o nome de Igreja Local ao grupo de pessoas ­ chamadas de membros - unidas na mesma fé em Cristo Jesus, que se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um chefe espiritual. Neste caso, chama-se igreja visível, ou seja, a igreja institucional, organizada, formal, terrena. Individualmente, o membro da igreja não é igreja.

 

ESTRUTURA ECLESIASTICA EM COLAPSO:

Estamos vivendo momentos decisivos em meio a uma guerra milenar, entretanto, logo tudo estará terminado, onde o Deus de Paz esmagará a Satanás debaixo dos nossos pés. As igrejas são quartéis e os membros são soldados desta guerra que logo terá fim, contudo, muitas igrejas estão alheias a este guerra, vivem como se nada estivesse acontecendo e o pior é que muitas destas estão com suas estruturas EM COLAPSO.

As estruturas colapsadas revelam desabamento. Tem inicio por meio de danos estruturais nos componentes da edificação. Os danos estruturais são aqueles que comprometem a capacidade de sustentação da estrutura e podem afetar colunas, vigas, amarração e lajes. Lembrando que a fundação deve estar presente em toda edificação para dar estabilidade.

Na carta aos Efésios o Apóstolo Paulo escreve sobre a igreja sendo um edifício bem ajustado que foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas de que Jesus é a principal pedra de esquina.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. 


Efésios 2.19-22. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O período escrito acima descreve que a igreja é edificação de Deus para sua morada e Jesus é o principal fundamento deste edifício. Observe que para o apóstolo Paulo isso era tão claro que em sua carta aos Coríntios 3.11, ele escreve de forma enfática sobre a situação, falando que ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Então toda construção, edificação ou obra deve ser iniciada sobre Cristo para que tenha fundamento forte, seja inabalável, suporte peso e tenha estabilidade. O que vemos nos dias de hoje são trabalhos, obras baseados em motivações humanas como vaidade, poder, ganância e inveja.

Na construção da igreja, além dos dois fundamentos já postos os apóstolo e os profetas, foram colocados mais três alicerces, ou três ministérios fundamentais para edificação da Igreja que é o corpo de Cristo, os evangelistas, os pastores e os mestres, os quais possuem uma função primordial que é o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério. Por meio dos cinco ministérios os santos são conduzidos a maturidade espiritual para não serem enganados por qualquer ensino humano carregado de engano.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;


Efésios 4.11-12. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O restante da edificação é feita por meio dos dons de serviço, o que além de ornamentar a igreja completa a estrutura. Esta estrutura cria um sistema de interação no corpo. Aqui a igreja funciona sem a interferência humana, dirigida unicamente pelo Espírito Santo. Todas as áreas e todas as funções estarão bem desenvolvidas, ninguém é movido por questões humanas e sim por direção do Espírito Santo. O que tem dom de curar vai curar, o que tem dom de interpretar línguas vai interpretar e assim por diante.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.


1 Coríntios 12.8-12 (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

Quando as estruturas entram em colapso, ocorre desabamento e as pessoas envolvidas são soterradas por escombros, ocasião em que muitas morrem. As poucas feridas que sobrevivem possuem pouco tempo de vida sem alimento e oxigênio puro. Assim, o programa ARCA trabalha na busca e no resgate das poucas vidas que precisam ser localizadas e resgatadas da religião que mata. E quando possível lançamos novamente os fundamentos essenciais para a edificação da Igreja de Cristo.  

Primeiro problema é caracterizado por falta do principal fundamento, Jesus.

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;


1 Pedro 2.6-9 . (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O primeiro problema nas igrejas é a falta de Jesus. O corpo deve testificar da cabeça, Cristo, mas o que ocorre na prática é o corpo testificando do próprio corpo. Membros de igrejas falam e exaltam suas próprias congregações de que fazem parte. Acabam falando que foi curado na igreja tal e esquece-se de creditar toda a honra para Jesus. Outro problema que é gerado pela falta do principal fundamento, são ovelhas que não conhecem seu libertador, o verdadeiro pastor, que é Jesus. Os pastores terrenos não apresentam Jesus às ovelhas e aí começa o acompanhamento humano, sem mudança de vida e motivações humanas, e em pouco tempo as divisões passam a ser comum no meio do povo que deveria ser de Deus. A partir daí tudo que fazem é para serem vistos, e o líder não conduz as ovelhas a Cristo, porque ele mesmo não sabe como chegar até ELE.

Segundo problema é caracterizado por falta dos cinco ministérios.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Efésios 4.11-12. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O segundo problema nas igrejas é a falta dos cinco ministérios, os quais estão em Deus. Estes foram revelados anteriormente a favor da igreja e hoje todos já estão restaurados para conduzir a igreja ao arrebatamento por meios da maturidade espiritual.

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Hebreus 5. 12-14. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5) 
 

Nas igrejas, o que predomina é o ministério pastoral, o qual passou a exercer o trabalho dos outros quatro ministérios, o apostólico, o profético, o evangelístico, e o mestral, por não estarem presentes na congregação. Apesar de que existem aqueles que exercem o ministério sem possuir o chamado. Pastores que foram chamados para serem diáconos, pastores que foram chamados para serem mestres, pastores que foram chamados para serem profetas, apóstolos, evangelistas e assim por diante.

--O ministério apostólico representa Deus e a implantação do seu Reino na terra. O apóstolo implanta o Reino de Deus, abre igrejas, ensina como o mestre, pastorear  como pastor, evangeliza como o evangelista, e profetiza como profeta. O apóstolo é capaz de exercer os cinco ministérios, ele é um missionário de Deus. O Espírito Santo é quem os comissiona.   
 

--O ministério Profético representa Deus e o seu governo na terra. O profeta é a boca de Deus na terra, ele entrega os recados de Deus e permite que Deus use sua boca para que SUA vontade seja realizada, ele vê como Deus vê por isso sabe a direção a seguir, sente o que Deus sente, por isso possui o prumo de Deus nas mãos para o concerto e temor e conhece Deus intimamente por isso sabe qual a SUA vontade para cada situação.

--O ministério evangelístico representa Deus e sua vontade. O evangelista é o pescador de almas, é ele quem joga as redes, o amor dele é voltado para os perdidos. O evangelista não fica acomodado sabendo que as almas estão indo para o inferno. Ele é um inconformado quanto as trevas na vida do homem, ele leva luz e esperança para os perdidos.

--O ministério mestral representa Deus e sua sabedoria. O mestre é o construtor da verdade, ele sabe lançar fundamentos sobre fundamentos para que o homem não se desvie da vontade de Deus. Ele costura as redes do evangelista e ensina onde jogar a rede e colabora ativamente com o pastor. O mestre limpa os ouvidos da igreja para que ela ouça a Palavra de Deus, ele colabora com o profeta corrigindo a direção do caminho a ser trilhado e desfaz as armadilhas do engano;notemos nos evangelhos que jesus ensinou mais que qualquer coisa até quando fazia milagres jesus procurava ensinar,(mateus 4:23).

--O MESTRE NECESSITA DE SEUS INSTRUMENTOS DE TRABALHO QUE SÃO OS LIVROS, PORTANTO É NECESSÁRIO QUE A IGREJA TENHA UMA BIBLIOTECA BÍBLICA PARA ELE E PARA TODA A IGREJA.

--em minha opinião temos dois ou três mestres na igreja só que eles não interagem com a igreja,não conseguem ter plena confiança dos irmãos,principalmente dos mais simplórios.

--O ministério pastoral representa Deus e o seu amor. O pastor é casado com a igreja e ele da sua vida pela igreja. Ele ama as almas e não o dinheiro. O pastor tem amor para suportar as deficiências da congregação. Ele entrega sua vida pela igreja em uma aliança sem volta conduzindo os filhos de Deus ao amor do Pai.

Entretanto, pela ausência do reconhecimento dos outros ministérios, o pastor fica sobrecarregado em sua função. Não consegue exercer bem sua função e nem de longe consegue exercer os outros ministérios.

MEU PASTOR VEJO MUITAS VEZES QUE O SENHOR FICA SOBRECARREGADO NÃO DANDO A ATENÇÃO NECESSÁRIA A TODAS AS OVELHAS E FICA MAIS EVIDENTE ISSO QUANDO O SENHOR VIAJA,POIS POR MAIS QUE SEUS SUPLENTES SEJAM CAPACITADOS  TEM OVELHAS QUE  AINDA NÃO SÃO TAO OBEDIENTES A ELES,pois elas ainda não tem plena confiança neles(ELES FICAM MAIS SOBRECARREGADOS).

Tente imaginar uma pessoa só, sem casa e assolada pelas misérias da vida, assim é a igreja sem o ministério apostólico. Imagine uma pessoa cega tentando correr entre obstáculos, assim é a igreja sem o ministério profético. Imagine um casal que não pode ter filhos, assim é a igreja sem o ministério evangelístico
. Imagine uma pessoa que caminha para o abismo sem saber que está indo para lá, assim é a igreja sem o ministério mestral. Imagine um bebe recém nascido sozinho em um mata com animais ferozes, assim é a igreja sem o ministério pastoral.

Deus restaurou os cinco ministérios. No entanto, por força religiosa o homem não quer admitir que Jesus buscará sua noiva perfeita, adornada, purificada para apresentar a si mesmo.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Efésios 5.25-27. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O terceiro problema caracteriza-se pela desobediência ao Espírito Santo ou pela falta de ouvi-lo. A Palavra de Deu diz para não entristecermos nem apagarmos o Espírito Santo.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Efésios 4.30. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

Não extingais o Espírito.

1 Tessalonicenses 5.19. (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

O terceiro problema existente na igreja á causa de Jesus não ter voltado ainda. Não podemos pecar porque entristecemos ao Espírito Santo e também não podemos deixar de obedecê-lo porque o apagaremos. Para obedecê-lo, precisaremos aprender a ouvi-lo, investindo tempo em oração e leitura de sua palavra. Entretanto, entre os perigosos extremos temos uma liberdade infinita para andarmos no Espírito.

O Espírito Santo conhece a mente de Deus e é Ele que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, porque Ele é quem sabe orar como convém. Então precisamos consultá-lo para saber o que fazer, como fazer e quando fazer. A obra de preparar a noiva pertence a ELE, a ornamentação da igreja, que é a distribuição dos dons de serviço também pertence a ELE e o fará como lhe aprouver.

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 8.26 (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

Ouve o tempo do Pai, o velho testamento representado pela lei, o tempo do Cordeiro, o período que Jesus andou na terra, representado pelo Noivo que vem buscar sua noiva e tempo do Espírito Santo, o novo testamento representado pela Graça e da preparação da noiva que o Noivo vem buscar.

O Espírito Santo é o amigo do Noivo, e é ele que vai anunciar o Noivo para a noiva. Mas isso ocorrerá quando a noiva estiver preparada para subir. Quando estiver adornada, purificada, perfeita e com óleo sobressalente.

Quando o homem deixa de ouvir ao Espírito Santo é governado por sua própria alma, exercendo o ministério segundo seus pensamentos, vontades e emoções. Vemos nitidamente uma religião crescendo contrariamente a santidade Deus. Porque Deus é Santo e o diabo é religioso. A religião é coisa de homens é só uma imitação da santidade de Deus.


Quando o homem na sua humanidade usa o ministério, ele interfere na vontade de Deus dentro da igreja e manipula dos filhos de Deus colocando um enorme fardo em suas costas, fardo que traduz pecado, cansaço, vergonha, feitiçaria, trevas, cegueira, engano, justiça própria, orgulho, competição, divisão, vaidade, mentiras, medo e incredulidade. 

Ao contrário, quando o Espírito Santo é ouvido ele conduz a igreja, a noiva, da melhor forma possível. Primeiro distribui os dons como lhe agrada, palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, cura, operação de maravilhas, profecia, capacidade de discernir espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas. E uma vez distribuído os dons, aquele que tem dom de cura vai curar segundo a direção do Espírito, não segundo a direção do homem, aquele que tem dom de profecia, vai profetizar segundo a direção do Espírito, não porque o homem esta mandando, aquele que dom de interpretar línguas vai interpretar pela direção do Espírito, não por vã glória, e assim todos no mesmo corpo serão dirigidos pelo Espírito Santo de Deus.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

1 Coríntios 12.8-12 (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

Na igreja de Atos o que ocorreu foi isso, a igreja recém nascida foi totalmente dirigida pelo Espírito Santo, e hoje tudo esta sendo restaurado para glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aqueles que estiverem presos na terra ficarão aqui, mas aquele que acumularam seu tesouro no céu onde o ladrão não rouba e traça não corrói, esses irão para o céu. Breve Jesus voltará para buscar sua noiva apaixonada que subirá ao céu e o encontrará nos ares.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 

Atos 3.19-22 (Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, Versão Digital 4.5)

Esta restauração da igreja é para os remanescentes, para aqueles que não se dobraram diante da religião que aprisiona e que amam mais a Deus do que o pecado. Que buscam mais cruz do que a glória.

--EU SOU DOUTRINADO E NÃO ADESTRADO—

ESSE ARTIGO FOI ELABORADO DEPOIS DA AULA DE ECLESIOLOGIA(ASS. DE DEUS EM J.AMÉRICA) COM O PASTOR SILAS, DEPOIS DE UMA CONVERSA COM A TURMA SOBRE: QUEM ESTÁ PERDENDO COM A ESTRUTURA ECLESIASTICA CENTRADA ESCLUSIVAMENTE NO PASTOR?

OBS-NÃO FOI O PASTOR SILAS QUE FEZ A PERGUNTA, FUI EU.

RESPOSTA:AS OVELHAS.

QUE DEUS NOS ABENÇOE.

FERNANDO MAGALHÃES.