(APOSTILA);Uma introdução à Geografia do Mundo Bíblico

26/05/2011 15:48

 MURO DAS LAMENTAÇÕES,MAR  DA GALILÉIA E O RIO JORDÃO.

Uma introdução à Geografia do Mundo Bíblico

 

 

O que é Geografia?

A Geografia (do grego geo = terra; grafia = descrição, tratado, estudo) é a Ciência que estuda a Terra na sua forma. Ou seja, estuda os acidentes físicos; o clima; as populações, as divisões políticas etc. Neste sentido, a Geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas: a Geografia Humana, a Geografia Econômica, a Geografia Física, a Geografia Política e a Geografia Histórica, dentre outras.

 

A Geografia Humana preocupa-se em estudar os agrupamentos humanos em suas relações com a Terra: como repartem o espaço; como se adaptam às condições naturais, como se organizam para explorar os recursos provenientes da natureza etc.

 

A Geografia Econômica está atenta ao estudo dos recursos econômicos - de origem vegetal, animal e mineral - presentes nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração.

 

A Geografia Física estuda os traços físicos das diversas regiões da terra, o que inclui o estudo do relevo, do clima, da vegetação, da fauna e da flora.

 

A Geografia Política estuda a influência da geografia na política, a relação entre o poder de um país e sua geografia física e humana, bem como o estudo do reparto político da terra.

 

A Geografia História procura reconstruir os aspectos humanos, econômicos, físicos e políticos de uma dada região do passado. É neste campo que se insere a Geografia do Mundo Bíblico ou Bíblica, que se dedica a estudar as diversas regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.

 

A Geografia do Mundo Bíblico

 

Segundo Netta Kemp de Money: "A Geografia Bíblica ocupa-se do estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes".

 

A Geografia Bíblica, portanto, é uma disciplina muito importante, pois auxilia a todos que querem conhecer melhor a História Sagrada e o texto bíblico através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, as características físicas, os recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões citadas na Bíblia. Além disso, ela nos permite localizar e situar os relatos bíblicos no espaço em que estes ocorreram, auxiliando-nos na reconstrução dos eventos.

 

Assim, por exemplo, conhecendo a Geografia Bíblica, podemos compreender melhor os séculos de conquista de Canaã pelos israelitas, já que seremos capazes de identificar as características culturais e localização dos diversos povos que habitavam as diferentes regiões da Palestina no momento da chegada dos hebreus; apontar os variados acidentes físicos que dificultavam os deslocamentos; localizar, no mapa, os locais de batalhas etc.

 

O Mundo Bíblico:

 

A região que denominamos Mundo Bíblico situa-se, hoje, nas regiões conhecidas como Oriente Médio e mediterrânicas (Ver mapa do Mundo Bíblico). Podemos apontar como áreas limites do Mundo Bíblico a Península Ibérica, à ocidente, e o atual Iraque, à oriente. Os países que são encontrados hoje nestas regiões são a Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, os diversos países balcânicos, Turquia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque, Irã, Arábia Saudita e vários emirados árabes (use o mapa Mundo para localizar estas regiões e, ao mesmo tempo, verificar a distância entre estes países e o Brasil).

 

Principais áreas do Mundo Bíblico:

 

Mesopotâmia (Meso = entre; potamos = rio) - região marcada pela presença de dois grandes rios que fertilizavam a região, tornando-a propícia para a agricultura: Tigre e Eufrates. Nesta área, no decorrer da História, surgiram grandes e poderosos impérios: o Sumério, o Acádio, o Babilônico e o Persa.

 

Península Arábica - extensa península formada por poucas áreas férteis e muitos desertos. Ali se desenvolveu um importante reino, o de Sabá.

 

Egito- Situa-se no Nordeste do continente Africano. Como a mesopotâmia, tem sua fertilidade garantida pela presença do rio Nilo, que atravessa toda a região. Nesta região se organizou um grande Império, o Egípcio.

 

Canaã- região estratégica por seu caráter de passagem entre as diversas regiões do Mundo Bíblico. Reunia a Síria e a Palestina. Nesta área se estabeleceram diversos povos, como os filisteus, os fenícios, e os próprios hebreus.

 

Europa- Cenário de importantes Impérios, como o Macedônico, também conhecido como Império de Alexandre, que reuniu a Grécia, a Macedônia e o Oriente Médio, e o Romano, que a partir da cidade de Roma, situada na atual Itália, unificou as regiões mediterrânicas da Europa Ocidental e Oriental, o Norte da África e o Oriente Médio. Possui uma grande diversidade geográfica e cultural. A Europa faz-se presente na Bíblia, de forma efetiva, nos livros do Novo Testamento.

 

Traços físicos e elementos de paisagem:

 

Como podemos concluir pelo apresentado acima, era extensa a área que denominamos de Mundo Bíblico e, por isso, são muitas e variadas as características climáticas, a hidrografia, o relevo, a economia, a fauna e flora destas áreas. A seguir, utilizando o texto bíblico, vamos listar algumas destas características. Leia o texto bíblico e destaque que traços físicos ou elementos de paisagem são mencionados e, se possível, a que região ou localidade se refere:

 

Êxodo 25:10

 

Deuteronômio 32:13-14

 

Jó 39: 1, 5, 9, 13, 18, 20, 26, 27

 

Juízes 6:11

 

Mateus 21:18-19

 

Números 11: 5 e Números 31:21

 

Ezequiel 22:18-20

 

Josué 3:16

 

Atos 27:27

 

II Crônicas. 3:1

 

Mateus 3:1

 

Conclusão:

 

O ser humano, no decorrer do tempo, para alimentar-se, vestir-se, divertir-se, enriquecer e dominar outros, está, constantemente, em contato com a natureza e com outros povos, transformando-os e interagindo com eles. Assim ocorreu com o povo de Israel e seus vizinhos e com os primeiros cristãos. Na sua vida diária, estes indivíduos agiram em e sobre um dado espaço, e esta relação constante com a geografia, no seu sentido lato, foi um elemento importante no desenrolar da história Sagrada.

 

Ao estudarmos a Bíblia devemos, portanto, se possível, procurar ter sempre à mão mapas e livros que nos apresentem informações sobre a geografia humana, econômica, física e política do Mundo Bíblico.

 

ORIENTE MÉDIO HOJE

ORIENTE MÉDIO

 

O Oriente Médio está localizado na Ásia, o maior continente e o mais populoso. Ele é formado pela parte asiática do Egito - país predominantemente africano, países da península arábica - Israel, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, Irã; Chipre - país insular, que ocupa grande parte de uma ilha no Mediterrâneo, e pela Turquia – que embora possuindo uma parte de seu território na Europa, é considerado um país asiático.

 

Apresenta uma grande diversidade no quadro natural e em suas populações. A maioria é constituída por povos de origem árabe, mas possui judeus, turcos, curdos , gregos e palestinos.

 

Esta região é um ponto de convergência das três grandes religiões da atualidade: cristianismo, judaísmo e islamismo, e é marcada por conflitos políticos e religiosos que só podem ser compreendidos à luz da realidade histórica e geográfica.

 

O Oriente Médio possui uma grande importância política e econômica no mundo atual por sua posição estratégica no globo e por suas reservas de petróleo.

 

Embora o Oriente Médio fosse controlado pelo Império Turco-otomano até o final da primeira Guerra Mundial, a Inglaterra mantinha um intercâmbio comercial. Impôs seu domínio sobre toda a faixa litorânea da península Arábica, sem se descuidar dos pontos críticos da rota terrestre para a Índia, importante colônia inglesa.

 

Com o fim do Império Otomano, os territórios sob seu domínio foram fragmentados. A Palestina que foi conquistada em 1516 pelos turcos-otomanos, foi conquistada em 1917 pela Inglaterra até a formação do Estado de Israel em 1948. A Síria – nome anteriormente aplicado ao conjunto da área da Síria atual, Israel-Palestina, Líbano, Jordânia, e que foi conquista otomana em 1516, tornou-se ocupação britânica em 1918, Estado árabe-independente entre 1918-1920 e de ocupação francesa em 1921. Os países: Barein, Iemem Iraque, Kuwait, Omã, Pérsia Catar e a Transjordânia passaram para o comando da Inglaterra. Creta foi incorporada à Grécia em 1913 e o Líbano ficou sob o domínio francês.

 

A França também tomava posição na região desenvolvendo um comércio no Egito, Síria e Líbano. Enquanto isso, a Inglaterra se expandia principalmente no Iraque e na Pérsia – atual Irã. Sua penetração defrontou-se com os interesses do império russo em expansão. A rivalidade anglo-russa na Pérsia, acirrada com as descobertas de petróleo em 1901, levou à assinatura de um tratado que estabeleceu zonas de influência ao norte e ao sul e uma faixa neutra intermediária.

 

Depois da Primeira Guerra Mundial, embora os britânicos transformassem a Síria num reino independente, a França conseguiu assegurar seu mandato sobre a região, dividindo-a em duas partes: Síria propriamente dita, com capital em Damasco, e Líbano, com capital em Beirute.

 

A Transjordânia – atual Jordânia e a Síria formavam uma unidade político territorial, até que a França reclamou seus direitos sobre a Síria, em 1921. O Reino Unido passou a reivindicar seu mandato sobre a Transjordânia - única via de escoamento para o Mediterrâneo - do petróleo que explorava no Iraque, além de conservar ininterrupta a rota terrestre para a Índia. Em 22 de março de 1946, a Inglaterra reconheceu a independência da Transjordânia, reservando-se o direito de manter forças militares no país, mantendo na prática, sua condição de protetorado.

 

A Segunda Guerra Mundial não mudou a situação. Ao contrário, em 1945, lideranças autonomistas criaram a Liga Árabe, reunindo a Argélia, Egito, Arábia Saudita, Iraque, Jordânia, Iemem, Síria e Líbia. A ONU – Organização das Nações Unidas, criou condições em 1947 para o surgimento do Estado de Israel, gerando o que ficou conhecido até o final do século, como a Questão Palestina.

 

Somente após 1940, os ingleses e franceses foram afastados do Oriente Médio, o que legitimou o surgimento dos novos estados. Assim, com exceção de pequenos países da península Arábica, independentes após 1971, a maior parte dos países do Oriente Médio obteve sua independência do Reino Unido e da França após a década de 40.

 

Os anos seguintes reuniram, dividiram os árabes no enfrentamento às potências capitalistas. Alguns, como o Iraque, aproximaram-se da URSS. Outros, como o Irã, foram aliados dos norte-americanos por mais de duas décadas. Uniram-se e dividiram-se para enfrentarem Israel. Outras vezes, os árabes entraram em conflitos entre si. No entanto, as reservas petrolíferas, estratégicas para o capitalismo internacional, têm servido para criar um permanente estado de desconforto e conflitos na região. Dividir árabes ou estimular conflitos entre eles têm sido a principal arma.

 

 

AAVA/IRAQUE

Lugar na Babilônia onde Esdras reuniu o povo por volta do ano 457a.C, para retornar do exílio para Jerusalém, para uma viagem de cerca de 1500 quilômetros.

Esdras 8.15-36 relata que Esdras, sacerdote israelita, reúne o povo em Aava antes da partida para Jerusalém, onde ficam acampados durante três dias. Convoca um jejum geral a fim de humilharem-se diante de Deus, para lhe pedirem uma viagem de retorno com sucesso. Esdras tem vergonha de pedir ao rei Artaxerxes (Persa) uma escolta. Confia somente em Deus e é atendido. Ali foram feitas ofertas em ouro e prata para serem levadas a Jerusalém. Quando chegam em Jerusalém, as ofertas são contadas, pesadas e registradas e por ordem expressa do rei, os sápatras e governadores ajudam o povo na reconstrução do templo.

ABANA/SÍRIA

Rio em Damasco lembrado por Naamã, comandante do exército do rei da Síria, quando foi orientado por Geazi, mensageiro de Eliseu a banhar-se no rio Jordão para cura da lepra.

Em 2 Reis 5.12 relata que Naamã foi até Samaria onde Eliseu morava, informado de que havia em Israel um profeta que poderia curá-lo da lepra. Por ser um homem importante em sua sociedade, julgou que seria recebido com honras, porém Eliseu nem o recebeu, orientou-o através do mensageiro que se banhasse sete vezes no rio Jordão. Quando Naamã recebeu esta orientação ficou revoltado. Ele queria uma atuação direta de Eliseu, com toda a dignidade que julgava merecer afirmando que em Damasco havia rios melhores como o Abana e Farfar. Porém, seguiu a orientação e foi curado.

ARÁBIA/ ARÁBIA SAUDITA, JORDÂNIA, SÍRIA IÊMEN, OMÃ, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, QATAR, BAHREIN

Relacionado à península Arábica, uma região de grandes desertos. Estende-se desde a foz do Rio Nilo até o Golfo Pérsico no sentido oeste-leste e desde a Síria até o sul da Península Arábica no sentido norte-sul.

Em Gênesis 25.6 relata que os israelitas peregrinaram durante 40 anos na parte ocidental da Arábia, também chamada Arábia Pétrea. Os hebreus antigos chamavam a Arábia de Partes do Oriente. Seus habitantes primitivos foram os amalequitas, edomitas, ismaelitas, midianitas, amonitas e cenitas. O sogro de Moisés, Jetro, pertencia aos cenitas. Estes povos eram nômades e seminômades e cada um pertencia a um reino. A terra de Ofir, famosa por possuir ouro (2 Crônicas 9.10), foi apontada por alguns autores no extremo sul da Arábia, e por outros, na Somália ou Eritréia na África. Muitas regiões da Transjordânia, a leste do rio Jordão, são citadas no Antigo Testamento, como Basã, Galaad, Rabá-Amon, Moab e Edom. A partir de 300 a.C. a região foi ocupada pelos nabateus, um grupo de árabes que desenvolveram uma cultura baseada no comércio de incenso. A capital da Arábia foi a cidade de Petra, que ficava próximo ao Golfo de Ácaba. No tempo do Novo Testamento os nabateus estenderam seu domínio até leste de Damasco, cujo governo era feito por um representante do seu rei Aretas (2 Coríntios 11.32). O apóstolo Paulo passou algum tempo neste lugar após sua conversão, conforme registra a carta aos Gálatas 1.17.

ARMÊNIA/ ARMÊNIA

Na antigüidade abrangia as terras ao norte da Média, Assíria e Síria, tendo a Ásia Menor e o Mar Negro a oeste, o Mar Cáspio a leste e ao norte as montanhas do Cáucaso. Nesta região encontra-se o Monte Ararat com 5.156 metros de altitude, onde descansou a arca.

País atual com 30.000 km2. A Armênia é a menor das 15 repúblicas da ex URSS. O país, sem saída para o mar, tem relevo acidentado, com verões quentes e secos e invernos rigorosos. As áreas de solos férteis são limitadas. Extensas pastagens montanhosas alimentam bovinos, ovinos e caprinos. As principais indústrias estão nos setores químico, têxtil e de fabricação de máquinas. Na antiguidade, esta região abrangia as terras ao norte da Média, Assíria e Síria, tendo a Ásia Menor e o Mar Negro a oeste, o Mar Cáspio a leste e ao norte as montanhas do Cáucaso. Nesta região encontra-se o Monte Ararat com 5.156 metros de altitude, onde descansou a arca. Gênesis 8.4, indica que após o dilúvio, a Arca de Noé aportou neste lugar. Há muitas especulações sobre o lugar exato. Os habitantes de Bayzit, uma aldeia armênia no sopé da montanha, mantêm viva de geração em geração, a história de um pastor que teria visto um grande navio de madeira no alto do monte. A primeira expedição de arqueólogos ao lugar em 1833, também revelou ter avistado a proa de um navio numa geleira. Durante a Primeira Guerra Mundial, um oficial russo garantiu ter observado de seu avião, os restos desfigurados de um navio na encosta sul da montanha.

ASSÍRIA/IRAQUE, SÍRIA

Localizada ao norte da Mesopotâmia, os assírios eram vizinhos dos babilônicos. Antes de 2000 a.C., a Assíria foi dominada pelos amorreus. Por volta de 1300 a.C., o povo assírio começou a se fortalecer tornando-se um império. Dominou toda a região desde o território que hoje corresponde ao Iraque até Israel.

Antes de 2000 a.C., a Assíria foi dominada pelos amorreus. Por volta de 1300 a.C., o povo assírio começou a se fortalecer tornando-se um império. Dominou toda a região desde o território que hoje corresponde ao Iraque até Israel. Neste período a capital ficava em Assur. Em 883 a.C. Assurbanipal II transferiu-a para Cale. A capital assíria foi transferida para Nínive, por volta do ano 700 a.C., onde permaneceu até que os caldeus e os medos destruíram a cidade em 612 a.C. A Assíria foi uma das grandes forças da Mesopotâmia desde 1400 a.C. Por volta de 900 a.C., expandiu-se até tornar-se um grande império. Desde o século XIX, os pesquisadores exploram alguns lugares importantes desse império. Entre as principais descobertas está uma biblioteca de 22.000 pedaços de argila que continham escritos sobre a cultura e a vida diária dos assírios, em Nínive além de jóias que pertenceram a uma rainha assíria. Os assírios foram pessoas cruéis. Ficaram conhecidos como um dos povos mais belicosos da Antigüidade.

BABILÔNIA/ IRAQUE

Cidade junto ao Rio Eufrates, foi capital do império babilônico da Mesopotâmia meridional. O povoamento da Babilônia na baixa Mesopotâmia, foi formado pelos sumérios e acádios, por volta de 3000 a.C. Foi desta região que emigrou o patriarca Abraão que deu origem ao povo hebreu.

Hamurabi foi o fundador do primeiro Império Babilônico. Conseguiu unificar os semitas e sumérios. Durante seu governo (1728 a.C.-1686 a.C.), cercou a capital com muralhas, restaurou templos importantes e outras obras públicas. Implantou um código de leis morais, o mais antigo da história e que ficou conhecido como o Código de Hamurabi no qual estabeleceu regras de vida e determinou penas para as infrações, baseadas na lei do olho por olho, dente por dente. A Babilônia foi um centro religioso e comercial de grande importância na Antigüidade. Suas muralhas tinham cerca de 100 metros de altura, equivalente a um edifício de 34 andares. A largura destas muralhas correspondia a largura de uma rua, com capacidade para que dois carros pudessem andar lado a lado. Os assírios foram gradualmente conquistados pelos babilônicos, que tinham o auxílio dos medas, entre 626 e 612 a.C., ano em que Nínive finalmente foi tomada. A Babilônia tornou-se a nova ameaça e os egípcios, pressentindo o perigo, partiram em socorro à Assíria, mas foram derrotados pelos babilônicos na batalha de Carquemis, em 604. O rei Jeoaquim de Judá, passou a pagar tributo a Nabucodonosor da Babilônia como relata 2 Reis 24. O império babilônico não teve vida longa. Em menos de um século, já sofria grandes pressões. Em 538 a.C., Quando Belsasar participava, juntamente com sua corte de uma grande festa, os exércitos medo-persas invadiram a Babilônia colocando fim ao domínio babilônico.

CIDADES, LUGARES E REGIÕES DO ORIENTE MÉDIO DA ANTIGUIDADE COM INDICAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO ATUAL


CIDADES, LUGARES E REGIÕES

PAÍS ATUAL

Aava – Rio e lugar na Babilônia, onde Esdras acampou: Esdras 8.15, 21,31

IRAQUE

Abana - Um dos rios de Damasco mencionados por Naamã: 2 Reis 5.12

SÍRIA

Abel-Bet-Maaca - Cidade em que Joab expulsou Seba: 2 Samuel 20; 1 Reis 15.20.

ISRAEL

Abel-Meúla - Lugar para onde Gideão expulsou os midianitas; pátria de Eliseu: Juízes 7.22; 1 Reis 19.16

ISRAEL

Abilene - Região próxima a Damasco governada pelo tetrarca Lisânias.

SÍRIA

Acaba – cidade localizada a sudeste do Mar Morto

JORDÂNIA

Acade - Cidade da Babilônia fundada por Ninrod por volta do III MILÊNIO a.C.: Gênesis 10.10

IRAQUE

Acaia - Província da Grécia cuja capital foi Corinto no período romano

GRÉCIA

Acaron - Uma das cinco cidades filistéias, onde esteve a arca, denunciada pelos profetas: 1 Samuel 5.10; Jeremias 25.20

GAZA

Aco - ou Ptolemaida, cidade portuária

ISRAEL

Adam – Lugar em que o rio Jordão foi bloqueado para permitir a travessia dos israelitas.: Josué 3.16

JORDÂNIA

Adama - Uma das cidades da Planície próxima à Sodoma

ISRAEL

Adramítio - Porto na costa ocidental da Turquia, perto de Tróia. Daí o apóstolo Paulo zarpou num navio para Roma: Atos 27.2

TURQUIA

Adodá

 

Ai – Cidade com 11 hectares, conquistada por Josué no período do Bronze Antigo. Possuía muro duplo de pedra de até 8 metros de espessura.

ISRAEL

Afec – Lugar onde os israelitas perderam a arca, que caiu nas mãos dos filisteus.: 1 Samuel 4.1; 29.1

ISRAEL

Aialon - Cidade amoréia; cidade de refúgio, fortificada por Roboão: Josué 19.42; 21.24; 1 Crônicas 6.54; 8.13

ISRAEL

Aialon, vale - Onde o sol parou enquanto Josué combatia: Josué 10

ISRAEL

Alexandria - Maior porto egípcio, possuía uma numerosa colônia judaica. Pátria de Apolo: Atos 6.9; 18.24.

EGITO

Amom - Lugar dos amonitas, a leste do Mar Morto. Estas terras não pertenciam aos israelitas no tempo da conquista. Os amonitas foram incorporados no império assírio, babilônico e persa. Posteriormente, nos períodos de independência, constituíram ameaça para Israel até o tempo dos Macabeus, quando sua capital se chamava Filadélfia.

JORDÂNIA

Anatot – cidade natal de Jeremias, situada no norte de Israel

ISRAEL

Anfípolis - Cidade da Grécia setentrional por onde o apóstolo Paulo passou: Atos 17.1

GRÉCIA

Anatólia - Império construído pelos hititas antes de 2000 a. C.

TURQUIA

Antioquia - Cidade grega e metrópole da Síria. Figurava como a terceira cidade do império romano, inferior apenas à Roma e Alexandria. Base de onde partiram os apóstolos Paulo e Barnabé: Atos 11; 13.1

SÍRIA

Antioquia da Pisídia - Capital da província e grande centro comercial. o apóstolo Paulo foi expulso dessa cidade mediante o apoio das autoridades. Antes, fundou uma igreja e instruiu os crentes na prática do evangelho: Atos 13.14.

TURQUIA

Antipátrida - Para onde o apóstolo Paulo foi levado sob escolta: Atos 23.31

ISRAEL

Apolônia -

 

Ar – Capital de Moab. Esta terra não foi dada por Deus aos israelitas. Deuteronômio 2.9.

JORDÂNIA

Arã – ver Síria

SÍRIA

Arabá, vale – situa-se na região montanhosa de Edom. Na caminhada do Egito a Canaã, os israelitas queriam atravessar Edom, mas seu pedido foi recusado.

JORDÂNIA

Arábia – Relacionado à península Arábica

IRAQUE, KUWEIT, JORDÂNIA E SÍRIA

Arad - Cidade com muralha de pedra e torres semicirculares para o exterior. No interior possuía casas de planta quadrangular, possuía sentido urbanístico, formando ruas e pátios. Existiam cisternas para água e havia edifícios públicos, provavelmente templos. Foi um assentamento em 2900-2700 a.C. Ficou abandonada até o século XI. Ocupada novamente como fortaleza israelita desde o século X, com um templo. Posteriormente foi fortaleza persa, helenística, romana e nabatéia.

ISRAEL

Ararat, monte – lugar onde parou a arca de Noé após o Dilúvio. Gn 8.4 Sul da Armênia, divisa com Turquia

ARMÊNIA

Areópago - O apóstolo Paulo foi conduzido perante esta assembléia, que antigamente se reunia numa colina.

GRÉCIA

Argob - Região do reino de Og em Basã, a leste do Jordão

ISRAEL

Arnon – Rio que desemboca no Mar Morto do lado leste. Fronteira entre Amon e Moab: Números 21.12

JORDÂNIA

Aroer – cidade situada na margem norte do rio Arnon: Deuteronômio 2.36.

JORDÂNIA

Arvade – ou Aruade - cidade insular da Fenícia

LIBANO

Ascalom - fortaleza filistéia mencionada nas narrativas sobre Sansão: Juízes 14.19. Em 1920 foi encontrada fortificações dos hicsos, objetos de cultura egeu-cipiota, edifícios helenisticos e romanos.

GAZA

Asdode – ver Azoto

 

Ásia Menor – Também chamada em algumas citações de Ásia. Província romana, cuja capital era Éfeso, maior centro comercial, religioso e político,

TURQUIA

Asiongaber – Porto que servia de ligação entre Israel e as costas do Oceano Índico, de onde procediam tesouros e produtos exóticos no tempo de Salomão.

ISRAEL

Assíria - Região ao norte da Mesopotâmia, eram vizinhos dos babilônicos Durante o II milênio, a Assíria foi Dominada pelos amorreus, mas depois, entre 1350 a 1100 a.C., constituiu um poderoso Estado, que exercia certo controle a oeste até as margens do Mar Mediterrâneo. A capital era Assur, mas, em 883 a.C. Assurbanipal II transferiu-a para Kalhu, a bíblica Cale, a moderna Nimrud. Senequerib (704-681) transferiu a capital para Nínive, onde permaneceu até que os caldeus e os medos destruíram a cidade em 612 a.C.

IRAQUE, SÍRIA

Assur - Foi capital da Assíria. Situada na margem ocidental do rio Tigre a 96 Km ao sul de Nínive

IRAQUE

Atália - Porto marítimo junto à costa meridional da Turquia, por onde o apóstolo Paulo passou na primeira viagem missionária: Atos 14.25

TURQUIA

Atenas – Capital da Grécia. Foi um grande polo cultural na Antiguidade.

GRÉCIA

Azoto - (período greco-romano) povoação filistéia a 4,5 km do mar, ao norte de Gaza. Cidade Que hospedou a arca no templo de Dagon: 1 Samuel 5. Mencionada no Antigo Testamento sob o nome de Asdode.

ISRAEL – norte de Gaza

Babel - Lugar onde foi elevada a grande torre, identificada com Babilônia: Gênesis 10.10

IRAQUE

Babilônia - Cidade junto ao Rio Eufrates, foi capital do império babilônico da Mesopotâmia meridional: 2 Reis 20.12; Jeremias 50

IRAQUE

Basã - Leste do Mar da Galiléia. Nesta região localizaram-se as províncias de Auranites, Traconites, Gaulonites e Ituréia.

SÍRIA

Beer-Laai-Roi - fonte de água no deserto Gn 16.7,14. Isaque viveu ali após a morte de Abraão Gn 24.62. Próximo a Cades e Berede, no Neguev. Gn 16.14

ISRAEL

Belém - Cidade a 777 metros de altitude. Seu nome em hebraico significa casa do pão. Situa-se a sudoeste de Jerusalém cerca de 10 quilômetros. Possui cerca de 12.000 habitantes. Nos tempos de Jesus, a cidade de Belém pertencia à região da Judéia. A cidade fica no alto de uma colina – fortaleza natural. Possivelmente a origem da cidade está em Efrata, da família de Belém. Em Belém, Rute uma moabita, (nora de Noemi) se encontrou com Boaz, casou-se e teve Obede, pai de Jessé, pai de Davi. Desde os tempos de Boaz, até o tempo de Davi, cerca de 1000 anos antes do nascimento de Jesus, Belém foi uma aldeia muito pequena. E ainda hoje, os campos de Belém conservam a mesma fertilidade e exuberância da Antiguidade. Na época do ministério de Jesus, Belém era uma cidade pequena. Jesus nunca visitou Belém em seu ministério. Hoje a cidade cresceu, pertence à Israel e vive principalmente do comércio.

ISRAEL

Belus – arroio situado a sudoeste da tribo de Aser e que desemboca no Mediterrâneo.

ISRAEL

Berede - no deserto do Neguev. Gn 16.14

ISRAEL

Beréia -

 

Berseba – Lugar onde Abrão ofertou sete cordeiras a Abimeleque, junto ao Poço que cavou e onde plantou tamareiras e invocou o nome do Senhor. Gn 21.22-34

ISRAEL

Betânia – arredores de Jerusalém

 

Betânia – Ficava na região da Peréia, a leste do rio Jordão, reino de Heródes Antipas

JORDÂNIA

Betel - Foi onde Jacó teve uma visão Gn28.1-22. Jeroboão construiu um ídolo 1 Rs12.28-32. Por causa deste pecado, Deus ordena a destruição de Betel 1 Rs 13.1; 2 Rs 23.15-17 e Am 3.14-15.

ISRAEL

Betesda - Piscina em Jerusalém, ai lado da qual Jesus curou um inválido. Jo 5.2

ISRAEL

Betsã - Cidade em cujos muros os filisteus dependuraram o corpo de Saul. 1Samuel 31.1.

ISRAEL

Bet-Sames - Lugar para onde os filisteus reconduziram a arca. 1 Samuel 6

ISRAEL

Betsur - Idade em que se estabeleceram os descendentes de Calebe. Fortificada por Roboão. 1 Crônicas 2. 45

ISRAEL

Biblos - Gebal. Forneceu artesãos para construção do templo. 1 Reis 5

LÍBANO

Bitínia - Província romana próxima ao Mar Negro. Atos 16.7

TURQUIA

Boquim

 

Cades - No deserto do Neguev. Gn 24.62

 

Cades - Barnéia

 

Cafarnaum – casa de Pedro

ISRAEL

Caldéia – ver Babilônia

IRAQUE

Cale -

 

Calne - Cidade Assíria, as margens do rio Tigre. Amós 6.2

IRAQUE

Caná

 

Canaã – Desde os tempos remotos a Palestina foi chamada de terra de Canaã e seus habitantes de cananeus

ISRAEL

Carmelo, monte – Elias desafiou os profetas de Baal.

ISRAEL - Haifa, localizada próximo ao Mar.

Cartago -

 

Cesaréia – capital da província romana da Judeia

Tel Aviv ? Cesaréia

Cesaréia de Felipe – situada em uma das nascentes do Rio Jordão. Possui uma parede calcária que provavelmente é a rocha citada em Mateus 16:18 onde Jesus diz a Simão que ele é a rocha sobre a qual edificará sua igreja. Nesta pedra se rendia culto ao deus Pã cujo santuário e inscrições se conservam até hoje. A cidade foi capital da tetrarquia de Felipe, príncipe herodiano.

Parede calcária de Bânias, a cujo sopé se agitam as águas da nascente do Rio Jordão.

Cirene – Capital da Líbia no Império Romano. Atos 2.9

LÍBIA

Coliseu – ficava em Roma. Nele eram apresentados esportes cruéis e perigosos para entretenimento do público. Lutadores treinados, chamados de gladiadores, lutavam entre si ou com animais selvagens. Os prisioneiros eram executados de formas cruéis, diante de grandes multidões. Entre eles estavam os cristãos, que eram jogados a leões famintos.

ITÁLIA

Corinto – Cidade portuária entre o Mar Egeu e o Mar Adriático

GRÉCIA

Creta – lugar de parada do apóstolo Paulo em sua viagem à Roma em 60 d.C. Os minóicos construíram cidades e palácios há cerca de 3000 a.C.

Ilha de CRETA

Cuxe-

ETIÓPIA

Dã -

Ain Led-dan

Damasco - Uma das cidades mais antigas do mundo. Gn 15.2

SÍRIA

Decapolis –região a leste do rio Jordão formada por dez cidades: Gerasa, Filadélfia (Petra),

JORDÃNIA

Derbe - Distante 32 km de Listra

 

Dotain – (Dotã) ficava na planície que separa as colinas de Samaria da Serra do Carmelo, cerca de 30 quilômetros ao norte de Siquém. Por ela passava a estrada comercial que percorria a costa ocidental de Israel, desde Gileade até o Egito, lugar que os irmãos venderam José a mercadores midianitas.

ISRAEL

Ebal, monte -

 

Ebla – revelação da arqueologia, onde o famoso arquivo real (cerca de 2400 a.C.) forneceu uma documentação de valor incalculável.

Tell Mardikh, sudoeste de Alepo

Éden – situado em algum lugar da Mesopotâmia

 

Eder

Tel’Arad

Edom – Significa vermelho. Esta região tem este nome devido a coloração de sua formação rochosa. Teve como sua capital durante o império grego, a cidade de Petra. Nesta região viveu um povo chamado nabateu, que controlava as rotas ao sul da Arábia. Nação formada pelos descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Localizada a sudeste do Mar Morto.

JORDÂNIA

Éfeso - Capital da província da Ásia Menor. Suas ruínas ainda mostram a grandiosidade dessa cidade em outros tempos. O apóstolo Paulo ensinou nesta cidade durante dois anos em sua segunda viagem missionária. Segundo a tradição, o apóstolo João passou os últimos anos de sua vida neste lugar.

TURQUIA

Efrata - Ver Belém – lugar de nascimento de Jesus

ISRAEL – Belém

Egito

 

Elam – 4000a.C. Tinha como cidade capital, Susã

IRÂ

Elate – cidade localizada a sudoeste do Mar Morto

ISRAEL

Elisá – Provavelmente Cartago, uma cidade semelhante a Tiro. Ez 27.7

 

Emaús

Qubeibe

Esmirna - Situada a 64 Km ao norte de Éfeso, era um importante cruzamento das rotas comerciais Terrestres e marítimas. A cidade foi vítima de vários terremotos e muito destruída por incêndios. A ruína mais importante da época romana é o fórum onde o bispo Policarpo confessou Cristo e foi martirizado, por volta do ano 155 d.C. Atualmente ainda subsiste no mesmo local, sob o governo turco. É um centro comercial, com uma população em torno de 400 mil habitantes, em sua maior parte cristãos.

TURQUIA – Ismir

Eval, monte com 940m

 

Ezion

Elate

Filistia - Porção sul da região costeira de Israel, na qual se localiza Gaza

GAZA

Fenícia – corresponde atualmente ao Líbano

LÍBANO

Filadélfia - Cidade às margens de um vale muito produtivo. a expressão "uma colina no templo do meu Deus" poderia aludir ao templo erguido sobre a colina atrás da cidade.

TURQUIA

Filipos -

 

Galaad – território israelita a leste do Rio Jordão. Região de altitudes elevadas. Lugar de origem dos Juizes Jair e Jefté e do profeta Elias.Foi em Galaad que o povo de Israel se reuniu antes de cruzar o rio Jordão em direção a Jericó. Mais tarde, as tribos de Rúben e de Gad se estabeleceram ali.

JORDÂNIA

Galácia - Província romana. As igrejas de Antioquia, Icônio, Listra e Derbe, localizavam-se na região sul. (Atos 13.49)

TURQUIA

Galiléia – região de colinas áridas e vales férteis, que se estende a leste e norte do Mar da Galiléia

ISRAEL

Garizim, monte com 881m Josué mandou lançar as bênçãos e maldições sobre o povo por ocasião do pacto de Siquém. Na época pós-exílica possuía um santuário que competia com o templo de Jerusalém

Garizim, monte

Gate - Uma das cinco cidades filistéias. Pátria de Golias que também foi refúgio de Davi. 1 Samuel 17.23; 1 Crônicas 18.1

ISRAEL

Gaza – Sansão arrancou a porta da cidade.

Gaza

Gebal - Ver Biblos. Ez 27.9

LÍBANO

Próximo a Beirute

Geber

Elate

Gerar – ficava a 10 km ao sul de Gaza. Abrão morou neste lugar. Gn20.1

Próximo à Gaza

Gerasa - uma das cidades da Decápolis (região de Galaad)

JORDÂNIA

Gessen - parte oriental do Delta do Nilo

 

Gibeão

 

Gilboé, monte – 494m

 

Gilead – ver Gaalad

JORDÂNIA

Gilgal

 

Golã, colinas – ver Basã

SÍRIA

Gomorra – ver Sodoma

ISRAEL

Grécia - Os gregos eram conhecidos no Oriente Médio pelo nome de seu território. A Bíblia apresenta os Seguintes: Javã, nome hebreu da Grécia (Gênesis 10.4); Tubal, nação grega da Turquia atual (Isaías 66.19; Ezequiel 27.13; Daniel 8.21). No Novo Testamento foram chamados de helenos e gregos (Romanos 1.14). Para os gregos, todos os não-gregos eram chamados de bárbaros, embora este termo também tenha sido usado para indicar os não crentes em geral.

GRÉCIA

Hamate - Cidade Síria. Próxima ao rio Orontes. Amós 6.2

SÍRIA

Harã – Centro comercial e militar. Abraão morou nesta cidade antes da morte de Terá. Gn12.4

SÍRIA

Havilá – Gen. 25.18 – região de Israel

Região de Israel

Havilá – 1 Sm 15.7 :Região habitada por amalequitas e descendentes de Esaú, que ficava no deserto da Arábia

Deserto da Arábia

Hazor – cidade cananéia edificada no período do Bronze Médio, período dos patriarcas. Esta cidade tinha 82 hectares. As muralhas eram precedidas de uma superfície inclinada, geralmente rebocada, que impedia qualquer aproximação por parte do inimigo. Tornou-se uma das cidades fortificadas de Salomão e foi conquistada pelos assírios, em 732 a.C.

ISRAEL

Hebron – significa confederação. Última moradia de Abrão, por volta de 1850 a.C. Situada a 48 Km ao norte de Berseba e 32 ao sul de Jerusalém. Fica a mais de mil metros acima do nível do mar. Principais acontecimentos registrados na Bíblia: Abrão edificou um altar ao Senhor Gn 13.18; de Hebron Abraão saiu para libertar Ló Gn 14.13-24; em Hebron nasceu Ismael Gn 16; Abrão hospedou mensageiros celestiais Gn 17.1 e 18.1-15; Sara morreu. Abrão comprou a Efron, o hiteu, o campo e a gruta de Macpela e sepultou Sara. Gn 23; Outras pessoas foram sepultadas em Macpela Gn 25.7-11,49.29-31 e 50.13; Abrão, Isaque e Jacó viveram nesta cidade Gn 35.27 e 37.1; Isaque viveu muitos anos em Hebron Gn 35 a 37; José viveu em Hebron, Jacó e sua família são levados ao Egito Gn 46.1; Os doze espias passam por Hebron Nm13.22-24; Horão, rei de Hebron, foi vencido por Josué Js 10.3; Calebe herda Hebron e alarga seus termos Js 14.6-15, 15.14-19; tornou-se cidade levita pertencente a Judá, Js15.54,21.13; cidade refúgio, Js 20.7; em Hebron Davi foi ungido rei sobre Judá e veio a ser a primeira capital de Judá, 2Sm2.11,5.1-5; Abner é morto à traição por Joabe, 2 Sm3.6-39; Davi matou os assassinos de Isbosete, 2Sm4.5-12; Absalão rebela-se contra o pai, 2Sm15.12; Fortificada por Roboão, 2Cr11.5-12;Colonizada por Judeus que voltaram do exílio babilônico. A cidade ficou abandonada, até a conquista árabe em 634 d.C. Foi transformada, em honra a Abrão, numa das quatro cidades sagradas do islamismo. Foi ocupada por algum tempo, pelos Cruzados. Atualmente é uma cidade grande.

<p align="center