As viagens Missionárias de Paulo - Antioquia da Síria

26/05/2011 16:01

 

26/12/07

As viagens Missionárias de Paulo - Antioquia da Síria

 
As viagens missionárias do apóstolo Paulo foram um marco nas missões estrangeiras. É fato que estas não foram as primeiras na história da expansão do Cristianismo, lembremos por exemplo o registro no livro de Atos das viagens de Felipe e de Pedro (At 8 - 10).

Iniciaremos uma série de estudos relacionados a esta importante parte da história bíblica. Citaremos dados de algumas cidades mencionadas nas páginas do livro de Atos dos Apóstolos, como deuses, cultura e costumes destas cidades. Espero contar com você nesta viagem.

Começaremos por onde tudo começou....



Antioquia da Síria

 



Também conhecida como Antioquia de Orontes, devido ao nome do rio que corta suas terras, esta cidade foi um dos principais refúgios dos cristãos durante as primeiras perseguições contra a igreja, logo após que Estevão foi martirizado. Foi para lá também que Barnabé levou Saulo (At 11.25), não sabia ele que prestaria um grande serviço para a obra missionária.


Em Antioquia da Síria foram os discípulos, os seguidores de Cristo, chamados de Cristãos pela primeira vez (At 11.26).


O nome desta cidade vem, do nome de Antíoco, um dos principais monarcas seleucidas que governaram a região depois da morte de Alexandre.


Antioquia da Síria foi fundada por volta de 300 a.C., por Seleuco I, que a fez sua capital. É nesta situação política, de sede dos seleucidas, que é muito citada no Livro dos Macabeus, que relatam as revoltas contra o poderio romano. Um dos chefes dessa revolta hebreia contra o poder helenizador, Judas Macabeu, foi levado preso para Antioquia.


Em 64 a.C. os romanos apoderaram-se da região, transformando-a na sua província da Síria, continuando Antioquia a ser a capital administrativa.
Grande metrópole da antiguidade, na época da vida de Jesus, segundo Flavio Josefo teria cerca de meio milhão de habitantes. Seria a terceira cidade do império, depois de Roma e de Alexandria.