O primeiro passo para vencermos as nossas prisões é agirmos, é nos levantar!

24/05/2011 11:55

 

DEUS NOS TIRA DAS PRISÕES
Atos 12.5-7

 

NTLH: "E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava orar com fervor por ele. Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele".

Introdução
Acessei um daqueles sites que apresentam definições humoradas de certas palavras que temos em nossa língua portuguesa. Achei lá a definição para "detergente", que é a seguinte: "Deter-gente: ato de prender seres humanos". Que criatividade! ...e a definição para "presidiário"; ela é assim: "presidiário: aquele que é preso diariamente". Não é genial?!!

Uma vez perguntaram a um preso: "Se você pudesse apagar algumas lembranças, quais apagaria". O preso disse: "Eu apagaria a lembrança da prisão".
...porque é triste passar a vida numa prisão! Nela a liberdade da pessoa é simplesmente tirada...

Esta passagem da Bíblia nos faz considerar um pouco a dolorosa experiência de passar a vida em prisão (quero olhar para este texto a fim de pensar sobre nossas próprias vidas).

...porque, primeiro, me parece:
Há muita gente vivendo em prisões 
O v.5 diz que Pedro "ficou detido na prisão". Ele era guardado na prisão, mantido lá.

Tem muita gente como Pedro, presas em algum tipo de prisão, vendo a vida passar. 

Muitas pessoas estão presas, enclausuradas em prisões, como: prisões de casamentos fracassados, prisões de dívidas impagáveis, prisões de enfermidades de causa desconhecida, prisões de angústias e depressões profundas; muitas pessoas estão presas numa cadeia de medo, numa prisão de raiva, presas em prisão de amargura, de decepção...

Eu li uma reportagem que trazia o seguinte: Depois daquele ato de terror contra os norte-americanos, acredite, há milhares de pessoas nos EUA vivendo dominadas pela medo e insegurança. ...o mesmo sentimento que tivemos com aquela onda de ANTRAX, depois a com a febre asiática... Essa é uma sensação de impotência terrível. 
O medo, a insegurança é uma prisão em cuja cela há milhares de pessoas!

Quantas no Rio de Janeiro, já nem passeiam em frente às próprias casas, porque têm medo da violência - estão presas!

Mas muitas pessoas estão presas, não apenas em prisões de medo, de insegurança, mas por muitos outros tipos de prisões.
Jesus, certa ocasião, falou sobre pessoas que vivem em prisões de pecado: Ele disse: "...todo aquele que comete pecado é escravo do pecado". Jo. 8:34 

Quero que abra sua Bíblia em Lucas 13:10-13.
"Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: Mulher, você está curada. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireito e começou a louvar a Deus".

Aqui temos a História de uma mulher que estava dominada por um espírito de enfermidade, há mais de 18 anos. 
A prisão daquela mulher era a sua doença. A sua enfermidade é que a mantinha presa, sem liberdade por 18 anos!

Mas Jesus chamou a mulher e disse: "Mulher, estás livre da tua enfermidade".

Aleluia! Jesus tem esse poder!

As prisões são destruídas quando cremos no poder de Jesus. Amém?!!!

Agora, a próxima coisa que percebo nesta passagem da Bíblia, é que:
Pior ainda que estar numa prisão, é estar numa prisão imobilizado e impotente ("... ligado entre duas algemas..." v.6)
No v.6, lemos que Pedro, além de estar detido na prisão, ele estava preso com duas algemas, entre dois soldados e sentinelas que montavam guarda à entrada do cárcere, no portão da cadeia.
Como era a situação de Pedro? ...imobilizado e impotente!

Eu quero dizer, que essas algemas de Pedro simbolizam a nossa impotência também: A nossa incapacidade, em muitas circunstâncias, de resolver os nossos próprios problemas.
Aquela mulher não conseguia se endireitar...

Talvez você deseje a vitória, mas não consegue ter ações que gerem esta vitória. 

Muitos crentes tem vontade de ter uma vida mudada, uma vida restaurada, mas simplesmente não conseguem, porque estão atados, algemados.

Quantos aqui, será, tem tido uma experiência assim nos últimos dias? ...nos últimos meses ou mesmo nos últimos anos? ...tem procurado se endireitar, mas que não tem conseguido?

Esta noite eu quero dizer a vocês: Se crerem, verão a glória de Deus. Suas cadeias serão abertas e você voltará livre para o seu lugar! Amém?

Em Lucas 5:17-26, temos a história de outra pessoa, um homem que estava dominado pela prisão da paralisia. Ele desejava a cura, a vitória, mas também estava impotente para isto (ele não podia se endireitar, não podia andar, não podia nem se mexer sozinho!). 

Veja comigo o que esse texto diz...
"Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns professores da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galiléia e da Judéia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes (aleluia!). Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: -Meu amigo, os seus pecados estão perdoados! Os professores da Lei e os fariseus começaram a pensar: - Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder. Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: -Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande?" Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: -Eu digo a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo: -Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!" 

Muitas são as pessoas que estão sofrendo hoje, exatamente como aquele homem paralítico sofria: Como ele, elas estão cheias de vontade de sarar, cheias de vontade de mudar, de melhorar, mas nada conseguem fazer por si mesmas, porque estão atadas.
Ah! mas ouça isto: no caso daquele homem preso na cadeia da paralisia, se você prestou atenção, está escrito no v.18, que alguns homens apareceram para ajudá-lo a conseguir a sua vitória. 
Oh! Glória a Deus!!!

Que homens bondosos! Que pessoas de extraordinário coração foram aqueles homens! 
Encontraram um ser humano ferido, preso ao leito da paralisia, e se reuniram para ajudá-lo. A Bíblia diz: 

"Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus... (Mas havia uma multidão!) ...Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali". 

Que vontade de ajudar era a daqueles homens! Que amor extraordinário ao próximo eles tinham! 

Pois amados, esses homens que ajudaram o paralítico, representam a Igreja do Senhor Jesus.

De volta aqui ao texto de Atos 12, também lemos no v.5, que a Igreja estava ajudando Pedro. Aí está escrito: "Pedro... ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele". A igreja orava com fervor!
Esse é o papel da igreja: O Espírito do Senhor está sobre a igreja, porque Ele a ungiu para pregar boas novas aos pobres, para proclamar liberdade aos presos, e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor!

A unção de Deus está sobre a igreja! ...Deus disse: "pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí... portanto, ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura... e estes sinais seguirão aos que crerem".

Amado: O papel da igreja é encontrar pessoas presas, carregá-las nos ombros e colocá-las diante de Jesus que cura os enfermos, que liberta os oprimidos e que salva os pecadores! 
O papel da igreja é amar o ser humano de forma extraordinária; é fazer o esforço de vê-lo aos pés de Jesus, ainda que necessário seja subir telhados e arrancar telhas e fazerem pessoas presas descerem aos pés de Jesus.

O papel da igreja é orar intensamente a Deus pelos que estão presos em cadeias de pecado, de medo, de doença... e orar com fervor!

E sabe, foi por isso que as algemas de Pedro caíram, e ele foi liberto! Aleluia!

Sozinho, Pedro não alcançaria a vitória, porém com o poder das orações da igreja, Pedro foi liberto E AS ALGEMAS, as duas algemas, as algemas de ferro, elas CAÍRAM. Caíram! Caíram! Aleluia!!!!

Há uma palavra de Deus para a igreja... é uma palavra rhema, uma palavra bem específica... (um músico por favor...). 
Feche seus olhos por um momento... 
Hoje, Deus está dizendo à esta igreja: Eu quero vocês orando com fervor. Eu quero vocês, proclamando liberdade aos presos. E eu prometo a vocês, meus filhos, minha igreja, diz o Senhor, as cadeias vão se abrir, as algemas por mais grossas, vão cair quebradas ao chão, e Eu, o Senhor, farei os filhos dessa terra, presos em cadeias de idolatria, em cadeias de droga, em cadeias de prostituição e homossexualismo, ficar livres, pela força do meu poder manifestado através da igreja... aleluia!!!

Algo que ainda vejo neste texto da Bíblia, muito importante para você hoje, é o seguinte:
É hora de acordar, se levantar e buscar por Jesus
Lemos no v.7 aqui em Atos 12, que Pedro ouviu de Deus uma ordem que dizia: "Depressa, levante-se!"
A ordem dada por Deus a Pedro é "...Pedro, chega de ficar nessa prisão. A igreja está orando por você e eu preciso de você!"

Meu amado, se você está preso à alguma maldade, alguma doença, algum pecado, algum mau hábito, ouça: páre de aceitar esse fracasso na sua vida, porque há um Deus poderoso para lhe dar vitória e que está lhe dizendo hoje: "Depressa, levante-se! Saia dessa sua prisão. Seja livre!" 

Mas, prepare-se para receber liberdade em sua vida. 
Provérbios 21:31 diz: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR."

Eu quero lhe indicar alguns passos para você vencer a sua prisão esta noite:
O primeiro passo para vencermos as nossas prisões é agirmos, é nos levantar! 
Não adianta você orar e pensar como um derrotado. Você tem que agir. Tem que semear a tua vitória. Gálatas 6:7 diz: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."

Um rapaz pediu ao pastor para que orasse pela sua situação de desemprego. Dias depois, o pastor encontrou o rapaz e ele disse: "Olha pastor, parece que aquela oração não funcionou. Fico em casa esperando o meu emprego e nada acontece". 

Ouça: Deus não dá nada ao preguiçoso que apenas espera e não é capaz de ter atitude.

Hoje, você deve se levantar depressa e tomar uma atitude para a vitória.

O segundo passo para vencermos as prisões é sermos honestos com Deus. 
"Um príncipe de um rico país resolveu casar. Ele convocou as mulheres de seu reino e disse: "Eu pretendo casar e escolherei uma de vocês. Levem estas sementes para suas casas, e daqui à alguns dias vocês devem voltar." Entre aquelas mulheres, estava uma moça de vestes simples. Os dias se passaram e aquela moça cuidava da sua semente, com carinho e dedicação. Porém nada acontecia com a semente. Ela colocou-a no sol, lhe deu água, mas nada acontecia. Chegou o dia de retornar ao palácio. Quando aquela moça simples chegou ao palácio, observou as outras candidatas. Cada uma trazia vasos de flores mais elegantes que as das outras. Haviam flores belíssimas. A jovem moça pensou: "Não terei chance. Eu sou a única pessoa que está trazendo um vaso, sem flores". Momentos depois o rei entrou, e começou a examinar as candidatas e seus vasos. Então disse: "Vou anunciar a minha decisão. Eu escolho para ser minha esposa, a única moça que trouxe um vaso sem flores." As outras mulheres ficaram assombradas e sem entender aquela atitude. O rei explicou: "As sementes que dei a vocês eram estéreis e não podiam produzir nada. Onde vocês arrumaram tantas flores? A única mulher honesta aqui foi esta jovem". 

MORAL da história: SE você quer ver Deus operar um verdadeiro milagre em sua vida, então seja honesto com Deus. Se humilhe, arrependa-se de seus pecados, e você estará abrindo portas para Deus lhe trazer a vitória.

Conclusão
Quero que feche seus olhos, abaixe sua cabeça e reflita em tudo isso que você ouviu.
Quantos aqui, estão presos a um problema na vida que ainda não conseguiram resolver? 

Quantos estão enfrentando lutas há um mês inteiro, há dois meses, talvez enfrentando o mesmo problema há um ano, ou mais?

Dê um passo de fé nesta noite. 
Uma vez perguntaram a uma moça que vivia sempre de forma abençoada qual era o seu segredo. Ela disse: "Quando os problemas e crises batem na porta da minha vida, é simples, eu mando Jesus atender".

Hoje Jesus está perto de você, e você deve entregar o seu coração para Jesus morar nele. Jesus é o único Salvador. Então, abra o seu coração e deixa Jesus entrar.

Jesus está perto de você agora, bem pertinho mesmo! Ele quer abençoar você....

Faça uma oração agora,convidando Jesus para entrar em seu coração...