o espírito santo.

22/05/2011 19:47

 

O   PODER DO ESPIRITO SANTO

             No plano divino da salvação da humanidade após a rebelião que houve no céu Deus determinou que só haveria uma maneira de restabelecer a ordem no universo ele na pessoa de seu filho deveria vim a terra para enfrentar as trevas e vencê-las entregando a si próprio para se morto em nosso lugar  ( Apoc  c 13 v 8b;  II Cor c 5 v 19;  Col  c 2  v 13-15 ).

              Esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

              Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.
 
             E vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;  e havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-a do meio de nós, cravando-a na cruz;  tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na  cruz.                      

Deus havia preparado o seu sacrifício e esperou a época certa, ( Gal  c4 v4-5 ).

             Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,  para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

             A pax Romana com toda  sua  infra-estrutura como estradas, segurança marítima e o culto livre nas sinagogas para os Judeus facilitaria a expansão do evangelho depois pêlos apóstolos como Paulo que muitas vezes em suas viagens missionarias fez uso das sinagogas para pregar o evangelho de Cristo, ( Atos c13 v13-16 ).

            Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.  Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai.  Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi.

            Deus envia o ultimo profeta da lei João Batista para prepara o caminho do Messias, após 450 anos de silencio profético pois durante o mesmo Deus não se preocupou em revelar nada entretanto estava o mesmo cuidando para que o cânon do Antigo Testamento fosse organizado e isso ele o fez através da  Septuaginta  versão Grega do mesmo pois o mundo de então dominado pelo Helenismo ( cultura Grega ) conhecia bem o Grego,  quando o Messias surge no cenário mundial  todo o cânon do Antigo Testamento já estava organizado e em uma língua popular, Deus sabia que o Messias seria rejeitado pelos Judeus, com sua rejeição o seu tempo passou agora estamos para iniciar o tempo dos gentios  ( Luc c 21 v 24;  João c 1 v 29-31 ).

             E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos  gentios, até que os tempos destes se completem.

             No dia seguinte João viu a  Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia. Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água.

            Todo o plano de Deus estava na orientação do Espirito Santo, ao nascer a Bíblia afirma que Maria engravidou pelo poder do Espirito Santo  (Mat c 1 v 20 - 23 ).

               E projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.  Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:  Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.
 
            Quando Jesus foi batizado nas águas o Espirito Santo desceu sobre ele em forma corpórea de uma pomba (Mat. c3 v 16 ).

Foi conduzido pelo  Espirito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo ( Mat. c4 v1 ).

            Ao iniciar seu ministério ele mesmo afirmou que os sinais e prodígios que ele realizava era pelo poder do Espirito Santo  ( Lu  c 4 v 18 - 19 ).

            O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.

                 Podemos ver o poder do Espirito Santo na vida e no ministério do Senhor Jesus Cristo como nunca se viu capacitando-o  e o ajudando a realizar sua missão de salvar a  humanidade, ele neste poder curava todo o tipo de enfermidade, libertava todos os oprimidos e anunciava que o reino de Deus estava próximo.
                 Se hoje o Senhor Jesus estivesse entre nos como quando esteve na terra e tivéssemos a oportunidade de lhe perguntar o que ele acha de servos seus que não pregam a cura divina e muito mais a libertação aos oprimidos o que você acha que ele responderia? Tenho certeza que ele responderia que o verdadeiro evangelho é aquele que salva cura, liberta e batiza com Espirito Santo, qualquer outra coisa semelhante é pura imitação ( At   c 10 v 38 ).

               Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou pôr toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. 
                   
            No antigo testamento poucas pessoas poderiam receber o Espirito Santo reis, profetas e sacerdotes, vou citar apenas o exemplo de Saul rei de Israel  ( I Sam  c 6 v 6-12 ).

             E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem. Quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão para fazer, pois Deus é contigo.  Tu, porém, descerás adiante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ter contigo, para oferecer holocausto e sacrifícios de ofertas pacíficas. Esperarás sete dias, até que eu vá ter contigo e te declare o que hás de fazer.  Ao virar Saul as costas para se apartar de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia. Quando eles iam chegando ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio deles.
              Todos os que o tinham conhecido antes, ao verem que ele profetizava com os profetas, diziam uns aos outros: Que é que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?  Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está também Saul entre os profetas?
                 
             Quem era Saul neste tempo ninguém pôr isso havia uma admiração e ate virou um provérbio em Israel o fato de Saul  estar profetizando entre os profetas. Hoje não e diferente, pois as tradições fizeram com que muitos homens e mulheres se afastassem das verdades da Bíblia para darem ouvidos a doutrinas de demônios  ( I Tim  c 4 v 1 ).

             Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

              E poderíamos citar varias  doutrinas Bíblicas que satanás tem usados pessoas para deturparem como já previa  Bíblia sagrada todavia o sangue de Jesus tem poder para nos livrar de tais heresias do inferno e conservar a sua Igreja pura, imaculada e adornada de branco para se encontrar nas nuvens do céu com seu noivo amem.

              
            Podemos ver que Espirito Santo fazia a diferença na vida do ser humano, Deus sabendo disso providenciou um meio de toda a carne receber o  poder do seu Espirito Santo ( Joel  c 2 v 28 –32 ).

             Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;  e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.  E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.

             Porque isto só aconteceu depois do senhor Jesus Cristo ser recebido no céus, pois agora  a guerra entre o céu e o inferno seria maior porque satanás sabendo que lhe restaria apenas um pouco de tempo ate Deus o lançar no lago de enxofre que arde para sempre ( Apoc c12 v 12;  Apoc c 20 v 10 ).

             Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.

             E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pêlos séculos dos séculos.

                  
            O inimigo de Deus sabe que seu tempo se aproxima ele começa a guerra contra a Igreja do Senhor Jesus pois ele sabe que foi derrotado no calvários, o próprio Jesus sabia que homens comuns sem o poder  não poderia contra legiões de demônios seres espirituais, naturalmente eles teriam que contar com uma ajuda especial seria a ajuda do Espirito Santo. ( João c 14 v 16 –17 ).

            E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.  a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

            Esta guerra só seria vencida com o poder do Espirito através dos frutos  e dos dons do Espirito Santo  (  I cor  c 12 V 1-11;  Gal c 5 v 22-23 ).

            Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.  Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! Senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.  E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.  E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.  A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.  Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;  a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.  Mas um só e o mesmo Espírito que opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

           Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.  a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

            Se não fosse este poder dado aos servos de Deus não poderíamos jamais vencer esta luta contra as trevas ( Efes c 6 v 10 ).

            Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;  pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

           Porque Jesus ao ir para o pai pediu aos discípulos para ficarem em Jerusalém ate que do alto fossem revestidos de poder  ( At  c 1 v 4-8 ).

            Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual disse ele de min  ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade  Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

           Podemos notar claramente que como aconteceu com os discípulos assim acontece em nossos dias com nossos teólogos, Jesus fala de poder do Espirito Santo  e o discípulos estavam preocupado com a restauração do reino de Israel, assim é hoje com muitos de nos  Deus esta preocupado em derramar do seu Espirito sobre as pessoas para que haja conversões e muitos só se preocupam  com a  teologia moderna que muitas das vezes pode levar o homem a fazer como fez os apóstolos a olharem para outra direção, Jesus estava preocupado em restaurar os discípulos com o poder do Espirito Santo e eles estavam preocupado com Israel .
          O que Jesus estava demostrando aqui é que antes de nos preocuparmos com os outros devemos nos preparar espiritualmente. Antes de levarmos o evangelho aos outros devemos ser cheios do poder do Espirito( o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.  a mansidão, o domínio próprio ), pois só ele pode convencer o ser humano do pecado do juízo e da justiça.. ( João c 16 v 7 –13 ).

         Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.  E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:  do pecado, porque não crêem em mim;  da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais,  e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.  AINDA TENHO MUITO QUE VOS DIZER; MAS VÓS NÃO O PODEIS SUPORTAR AGORA.  QUANDO VIER, PORÉM, AQUELE, O ESPÍRITO DA VERDADE, ELE VOS GUIARÁ A TODA A VERDADE; PORQUE NÃO FALARÁ POR SI MESMO, MAS DIRÁ O QUE TIVER OUVIDO, E VOS ANUNCIARÁ AS COISAS VINDOURAS.   

                   A letra mata meu irmão mas o poder do Espirito Santo conduz o homem a verdade da palavra de Deus se muitos homens tivessem atentado para isso não teríamos tantas heresias e tantas mentiras hoje em dia pôr isso cuidado com seu conhecimento teológico  fora da revelação do Espirito Santo.

                Jesus sabia que não estaria mas com os apóstolos e a obra era difícil pois os poderes das trevas eram fortes demais para homens e mulheres desprotegido do poder do Espirito Santo. Então a ordem era expressa ficai e esperai ea promessa do pai, vamos analisar a mesma  Deus na sua onisciência sabia que  para se lutar contra os poderes espirituais da maldade  ( anjos caídos ) os seres humanos precisariam de uma ajuda sobrenatural ai entra em  ação  um personagem importantíssimo na vida do servo de Deus o Espirito Santo. ( João. C 14 v 17 ) .

            A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
     
             O que aconteceria com aqueles humildes discípulos após a descida do Espirito Santo, eles teriam a ousadia e a autoridade necessária  para pregar o evangelho e  também a capacidade sobrenatural de enfrentar a fúria do inferno pois muitos foram mortos jogados vivos para serem comidos pêlos leões, queimados vivos, decapitados mortos pôr gladiadores, mortos a fio de espada mas o poder do Espirito Santo os encorajava e os fortalecia ha ponto do império Romano cair. Mas a fé no evangelho que estes homens pregaram continua viva ate os dias de hoje demostrando que  a vitoria e nossa pelo sangue do cordeiro amem  ( Apoc. c 22 v 13-14 ).

               Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore  da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

 

Pesquisa-o fruto do espírito - Fernando Magalhães.