Por que fazemos Missões?

23/05/2011 14:50

 

Por que fazemos Missões?

Devemos fazer Missões porque é um mandamento do Senhor registrado em Mateus 28:18-20. Cumprindo com o Seu mandamento, provamos que O amamos e permanecemos no Seu amor (Jo 15:10). De acordo com a Palavra, a evangelização é uma obrigação (I Cor 9:16) e privilégio que só os salvos desfrutam, pois aquele que confessar a Cristo, diante dos homens, o próprio Jesus o confessará diante do Pai Celeste. O apóstolo Paulo, em presença da revelação da graça de Deus, em Cristo Jesus, considerou fazer Missão como uma dívida (Rm 1:14-16). Entendemos também, pela Palavra, que evangelizar é conseqüência de todo salvo (Jo 4:39; Ef. 2:10) e uma condição para o crescimento da igreja (Rm 10:13-15).
Podemos fazer Missões indo onde as pessoas estão (O campo é o mundo!), usando toda oportunidade para apresentar o evangelho (Pregue a tempo e fora de tempo), usando o método que melhor se adapte às necessidades das pessoas, visando o homem por completo, espírito-alma-corpo e, antes de tudo, preparar o caminho através da intercessão (Is 62:10).

Indo Depressa Evangelizar!

A palavra MISSÕES vem do latim “missio” e significa ENVIAR. Muitas pessoas ainda confundem o verdadeiro significado de Missões, pois a princípio era apenas entendida como o trabalho da igreja em outros países. A palavra Missões, no plural, é uma tarefa da igreja, e Missão, no singular, são as atividades que tem a ver com a prática desta tarefa. Antes de tudo é um projeto de Deus.

Missões Urbanas pode ser definida como a ação da Igreja em “enviar” seus membros para evangelizar em sua própria cidade.

 

  • "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"; (Mateus 28:19)
  • "E todas os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar a de pregar Jesus Cristo". (Atos 5:42)
  • “Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a Palavra.” (Atos 8:4).

 

É Deus quem nos capacita a cumprir com Seu projeto. Através do Espírito Santo, Ele nos dá autoridade e estratégias para alcançar os perdidos.
Podemos fazer uso de vários tipos de evangelização, como:

  • Pessoal – tomando como exemplo o próprio Mestre em Jo 3 (Jesus e Nicodemos) e Jo 4 (Jesus e a mulher samaritana). No evangelismo Pessoal, devemos aproveitar a situação que a pessoa está vivendo para anunciar a Cristo.
  • Em Massa – tomando mais uma vez como exemplo o Mestre em Jo 6:22 e Jo 8:12 , onde Ele fala para a multidão; podemos fazer evangelismo em Massa nos lugares públicos (escolas, praças), através de Congressos Evangelísticos...
  • Sistemático (de casa em casa) – é também uma estratégia ensinada pelo Mestre em Lc 9:2-4 e Lc 10:2-5.
  • Literatura – distribuição de Bíblias, revistas, folhetos, livros, sites, blogs...
  • Criativo – Mensagem Ilustrada, teatro, Pulseirão, Cubo, Folhetão...

 

Devemos evangelizar no dia-a-dia de forma natural; buscando discernimento espiritual; cativando a atenção das pessoas, tratando-as com amor; ouvindo as pessoas (angústias, dúvidas); dependendo do Espírito Santo para saber o quê falar e como falar; estudar o plano da Salvação para anunciar a Cristo conforme as escrituras (I Cor 15:3 e 4).

Ser bem sucedido no evangelismo é viver uma vida cristã diariamente, falando de Jesus e confiando em Deus os bons frutos. Não tenha medo de evangelizar! Afinal, é Deus quem faz a obra, não temos como falhar – A OBRA É DELE.

 

 

PARA REFLETIR:

10 MISSIONÁRIOS

Dez ambiciosos missionários colocaram suas vidas em risco
Um parou para calcular o custo e então sobraram nove
Nove missionários em potencial preocupados com o destino do mundo
Um achou que era velho demais e então restaram oito
Oito missionários estudiosos aprenderam a pregar sobre o céu
Um preferiu ser fazendeiro e então ficaram sete
Sete sinceros missionários partiram em direção ao arado
Um não conseguiu apoio e então ficaram seis
Seis ansiosos missionários desejando muito chegar
Um cansou de esperar pelo visto e então ficaram cinco
Cinco missionários idealistas chegaram ao solo estrangeiro
Um sofreu "choque cultural" e então ficaram quatro
Quatro sérios missionários tão ocupados quanto possível
Um não manteve o casamento e então ficaram três
Três missionários cansados tentando não ficar tristes
Um não voltou das férias e então ficaram dois
Dois missionários maduros Louvaram a Deus pelo que tinham feito
Um foi chamado à glória e então só resta um
Um missionário idoso fazendo o que pode fazer.
Mas o trabalho é muito grande.
Quem irá ajudá-lo? Será você?

Fonte: Missões Horizontes

Disse Jesus:
“A Seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da Seara que envie trabalhadores para a sua Seara”. (Mateus 9:37-38)

AMADO(A) EM CRISTO!
Aprouve ao Senhor da Seara nos convocar para o seu serviço, por isso nós temos esse privilégio ímpar de obedecer ao chamado do Mestre nos colocando à Sua disposição como vaso de honra em Suas Mãos.
Através do Departamento de Missões, você pode fazer valer o(s) talento(s) que o Senhor te confiou, alcançando vidas e edificando a Igreja; para isso, junte-se a nós e compartilhe conosco o que Deus tem falado ao seu coração.
Se você tem se submetido ao Senhor Jesus, certamente Ele confirmará as obras de suas mãos, pois é Ele quem opera tudo em todos.
Que a paz de Cristo, para a qual fomos chamados em um corpo, domine o seu coração.

Na dependência de Cristo,
Departamento de Missões.

Fazendo a diferença na nossa cidade!

 

Missões urbanas é a pregação do evangelho adaptado às necessidades dos centros urbanos, visando o físico, o material e, principalmente, o espiritual (Lc. 4:4), tendo como objetivo geral introduzir o evangelho nas grandes cidades, em lugares de difícil acesso, através de novos métodos, novos processos e novas técnicas, a fim de transmitir a mensagem imutável da salvação.
As missões urbanas dão a possibilidade de transformar a necessidade em oportunidade para se falar de Cristo.Muitas estratégias podem ser utilizadas para realizar missões urbanas, como por exemplo: teatro, distribuição de alimentos, palestras para as mães, ambulatório médico, escola noturna para alfabetização de adultos, pré-escola, cursos profissionalizantes...
Através dos trabalhos evangelísticos nas praças, nas festas populares, de casa em casa, nos hospitais, nas creches, escolas, também podemos fazer missões urbanas.

Qual é a sua posição em Missões?

Quando alguém desce no fundo do poço para resgatar uma pessoa, é necessário que, na superfície, permaneçam grupos de apoio segurando as cordas. Da mesma forma, os missionários descem no fundo do poço, para resgatar as almas perdidas.
Assim, é necessário que, na superfície, outros servos de Deus segurem as cordas. Sem dúvida, a CORDA DA ORAÇÃO é imprescindível. Portanto, ore pelos missionários e pelas Igrejas que Deus está levantando.

 

Qual a posição que você ocupa em missões?

Segurando a corda? Os mantenedores.

Ajudando a segurar a corda? Os intercessores.

Descendo no poço? Os missionários.

Dando orientações? Os pastores.

No fundo do poço? Os perdidos, sem Cristo.

SE VOCÊ NÃO ESTÁ TRABALHANDO, ESTÁ NA HORA!